domingo, 15 de novembro de 2009

A Motivação em Nossa Vida

O que é motivação?

Conforme dicionário Aurélio é o ato ou feito de motivar, exposição de motivos ou causas, conjunto de fatores que agem entre si, e determinam a conduta de um indivíduo.
Contudo, será que com que essas palavras é possível demonstrar o que é motivação?
Assim, como logicamente nos induz ao pensamento, motivação deriva de motivos e isso varia de pessoa pra pessoa, cada indivíduo tem em sua vida motivos próprios, que lhe dão proporcionam vontade de viver e não apenas de sobreviver.
Assim, sendo podemos dizer que motivação é o que nos move e não nos deixa agir como máquinas quando realizamos qualquer atividade e também podemos dizer que é algo que por ser próprio não é promovido por ninguém de fora, é pessoal, é interno.
Somos motivados quando descobrimos o que desejamos em nossas vidas, isso nos dá ânimo e garra para seguir em frente na busca pelo alcance de objetivos.
O que pode acontecer é a motivação ser direcionada como para atingir algum objetivo ou até para melhoria de desempenho.
Porém, motivação sem atitude é nula, vazia, não altera resultados.
Se o indivíduo tiver motivação, mas não colocá-la em ação, é como olhar algo no horizonte, querer ir até lá, mas não se mover, ou seja, não se obterá resultado.
Quando se faz o que sempre se fez, se obterá o que sempre se obteve, então mudar de atitude, promove mudanças, talvez, nem sempre para melhor, mas, que servem de aprendizado pelo menos e fogem da inércia, afinal somos seres humanos e não pedras (se bem que até elas rolam), não devemos ficar parados.
Parece até que uma palavra puxa outra, falamos em motivação e as palavras pessoal e profissional logo parecem estar ali por perto, parece que é intrínseco a palavra.
O caso é que para estar motivado profissionalmente antes de qualquer coisa, devemos estar bem conosco mesmo, ou seja, motivação pessoal.
A parte pessoal quando bem estruturada e resolvida, serve de base para estar motivado profissionalmente.
O mercado oferece “soluções mágicas” para motivar as pessoas, são filmes, palestras, frases de efeito como "Dói fracassar, mais doloroso ainda é nunca tentar acertar", tem pra todo tipo, pra todo gosto, pra todo bolso.
Esses recursos não atingem a essência das pessoas, isso é que faz que os resultados sejam provisórios ou nem aconteçam.
Dessa forma, melhor do que correr atrás de “milagres” é buscar o que lhe motiva sem apelações, mas buscando dentro de si as coisas e pessoas pelas quais sua vida se move, por quais objetivos você luta e como pretende atingi-los.
Nada melhor do que encontrar respostas em nós mesmos, isso sim é que é fator motivacional.

Amanda Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário